sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Igualmente Diferentes

Somos por ordem, uns diferentes dos outros, e iguais perante a sociedade, são tantas características e tantos pontos a citar que fica difícil apenas separar uma delas. Pensamos, agimos, somos diferentes. Não precisa ser nenhum gênio para percebermos as diferenças que existem, acredito que nem gêmeos são iguais, podem ser parecidos fisicamente, afinal isto é genética, mas com certeza em algo serão diferentes. Temos tantos fatores. Posso citar primeiramente um que está presente sempre em nossas vidas de alguma maneira e que causa tanta discussão ao nosso redor, a música. Numerosos estilos musicais, gêneros, bandas, grupos, tantos ouvintes e classes de pessoas que partilham de um mesmo “gosto musical”.

Quando você vê alguém andando na rua você consegue dizer o que aquela pessoa ouve? O que ela lê? Ou qual filme ela prefere? O que ela gosta de comer? Vemos ou conhecemos muitas pessoas que acreditam que o que ela ouve é o melhor, o que ela come é o melhor, o que ela lê é o melhor, o que ela assiste é melhor, assim esta mesma tenta de alguma maneira mudar outra pessoa que não partilha de suas preferências, e ainda por cima julga-la por possuir um gosto característico e próprio, diferente de quem o critica e o julga. Pois bem, se somos todos diferentes, gostamos de “coisas” diferentes, o que não nos impossibilita de gostarmos de “coisas” iguais, ainda sim, seremos diferentes. Sempre falei que vivemos em uma riqueza cultural de tudo que possamos imaginar.

Temos muito de tudo, cabe a cada um selecionar o que pra si é o que julga o melhor, isso eu chamo de livre arbítrio, o poder da livre escolha, o que quer para si. Esta é a capacidade de julgamento que temos, analisamos, julgamos e interpretamos o que há em nossa volta, portanto, vemos o mesmo “algo” com percepções diferentes. Sempre quando falo nisto, penso nos jurados de alguns programas que tratam de “descobrir” talentos. Os jurados se expõem com seus pensamentos e “achismos”, mas pelo contrário, o povo os surpreende escolhendo outro candidato que este mesmo jurado não havia posto fé. Então como julgar , se cada percepção sobre o mesmo fato se faz diferenciado para cada pessoa? Claro que podemos avaliar os conhecimentos técnicos e práticos do jurado, o seu estudo sobre o tema, mas não adianta, pessoas são pessoas e avaliam tal fato por si mesmas, por seus conhecimentos, preferências ou gostos. Por isso ouvimos tanto falar: “Esta música não é boa, “esta música é boa”. Digo e repito, cada um tem seus critérios para suas escolhas. Como vou julgar uma pessoa que gosta do que eu não gosto se eu nem ao menos conheço sua realidade? Eu não vou gostar e pronto. Aliás, nem que eu a conheça posso julga-la, opinar e falar eu posso, ou melhor, sugerir.

Impor algo é diferente de sugerir. Quando se impõe, se obriga, se tem por obrigação seguir o que foi dito, e quando se sugere, se busca informar do que foi sugerido, explicando porquês e poréns, optando a pessoa ou não por decidir o que fazer pelo que foi sugerido. Se eu te sugiro uma banda você ouve, e se gostar, beleza, começa a ouvir, mas se não gostar, simplesmente não ouvirá, e claro, terá seus motivos. A diferença é que a sugestão nos possibilita partilhar dos pontos positivos de nossas escolhas por determinados assuntos, fazendo com que a pessoa analise se o que falamos cabe para sua vida. A imposição desfavorece a sugestão, do ponto de vista em que a obrigatoriedade fecha algumas portas que são intransponíveis perante algumas circunstâncias, já que a imposição nos faz transgredir sobre o que é imposto sem que analisemos se o que foi imposto nos agrada ou não, desfavorecendo a sugestão, simplesmente por se tratar de uma imposição. Gostei da frase que disse ontem o grande amigo Daner Maccari Argente: "as maiores tragédias e guerras acontecem porque um lado quer provar para o outro que tem razão".

Presencio na prática que a sugestão sempre ampliou caminhos e possibilidades de conhecimentos, quando se sugere, se permite a livre escolha por fatores positivos.
Pessoas, diferentes umas das outras, iguais perante uma sociedade, todos igualmente diferentes. Uns alma gêmea, outros nem tanto, outras nem chegue perto, mas todos pessoas.

E chega por hoje!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário